Por
Terras do minho

13 Mar 2026

413

Caminha lidera processo de reativação da Associação de Municípios da Serra d’Arga

O Município de Caminha está a liderar um processo de regularização institucional e reativação da Associação de Municípios da Serra d’Arga, uma estrutura criada para promover a defesa, valorização e desenvolvimento sustentável de um dos mais importantes patrimónios naturais e culturais do Alto Minho.

Apesar da relevância estratégica desta associação para o território, a atual Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, revelou que, aquando da entrada em funções do atual executivo, foi identificada uma prolongada ausência de atividade institucional.

Em declarações, a autarca explicou que “quando entramos deparamo-nos com o facto de nunca ter havido qualquer reunião nem ter sido prestadas contas às Finanças”, acrescentando que “o Tribunal de Contas veio pedir esclarecimentos e assunção de responsabilidades, que podem ser financeiras, por falta de prestação de relatório e contas da associação”.

Segundo Liliana Silva, esta situação comprometeu o funcionamento da entidade e impediu a concretização de projetos importantes para o território: “com esta falta de atividade perderam-se fundos, apoios e um trabalho concreto na defesa da Serra d’Arga”.

Perante este cenário, o atual executivo municipal decidiu assumir um papel ativo na resolução do processo, promovendo a regularização administrativa da associação e relançando a sua atividade institucional.

Nesse sentido, a Presidente da Câmara Municipal de Caminha convocou e reuniu a direção da associação, tendo sido elaborado o orçamento para o ano de 2026, passo essencial para restabelecer a normalidade no funcionamento da entidade.

No seguimento deste trabalho de reorganização, realiza-se hoje a Assembleia Geral da Associação de Municípios da Serra d’Arga, momento em que tomarão posse os novos membros recentemente nomeados pelas respetivas assembleias municipais. Este passo permitirá reforçar a legitimidade institucional da associação e iniciar uma nova fase de trabalho.

Para o Município de Caminha, este processo representa mais do que uma mera regularização administrativa. Trata-se de devolver à Associação de Municípios da Serra d’Arga o papel estratégico para o qual foi criada: defender, valorizar e projetar a Serra d’Arga enquanto património natural, ambiental, cultural e identitário da região.

A reativação desta estrutura permitirá retomar projetos conjuntos entre municípios, captar financiamento e desenvolver iniciativas estruturantes de proteção ambiental, promoção turística e valorização cultural, essenciais para o desenvolvimento sustentável do território.

O Município de Caminha reafirma assim o seu compromisso com a transparência, a responsabilidade na gestão pública e a valorização do património natural, garantindo que a Serra d’Arga volta a ocupar o lugar central que merece nas estratégias de desenvolvimento regional.

 

Fonte/Foto: CM Caminha

PUB
Últimas Notícias
Autarca de Arcos de Valdevez visita Casa do Minho em Newark
17/06/2026
Caminha recebe primeira edição do torneio Lé Cup 2026
17/06/2026
Centro histórico de Cerveira com circulação automóvel condicionada
16/06/2026
Município de Ponte da Barca promove atração de investimento em Toulouse
16/06/2026
Terminada a requalificação da Rua do Alto de Caride
15/06/2026
Iniciada operação de dragagem do porto de Vila Praia de Âncora
15/06/2026
Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima arranca esta sexta-feira
12/06/2026
Valença assinala 40 anos da integração de Portugal na União Europeia
12/06/2026
Actualidade

Actualidade

Autarca de Arcos de Valdevez visita Casa do Minho em Newark

17/06/2026

Actualidade

Centro histórico de Cerveira com circulação automóvel condicionada

16/06/2026

Actualidade

Município de Ponte da Barca promove atração de investimento em Toulouse

16/06/2026

Actualidade

Terminada a requalificação da Rua do Alto de Caride

15/06/2026