O edifício dos Paços do Concelho, em Caminha, acolhe, a partir de sexta-feira, dia 6 de dezembro, a “Exposição Presépios Intemporais”. A inauguração será pelas 15h30, podendo a mostra, de mais de uma centena de presépios e peças, ser visitada todos os dias, entre as 14h30 e as 17h00, até 6 de janeiro (exceto 23, 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro). Trata-se de uma seleção de presépios da coleção particular de Aida Guerra da Silva, construída nos últimos 55 anos.
Os presépios são uma presença marcante no Natal. O Município de Caminha vai mostrar presépios de todos os tempos. Temos mesmo variadíssimos presépios em exposição, e muito diversos. Papel metalizado de cozinha; conchas; latas de Coca Cola; pinhas; uma toalha bordada nos anos 50 pela mãe da proprietária, com o tema do Presépio, enfim, são muitos os materiais de que se fazem as peças desta coleção, umas mais clássicas e outras mais originais e até de valor afetivo, que a proprietária aceitou partilhar com o público.
Ontem, por exemplo, davam-se os últimos retoques na preparação da toalha, que este ano não vai cobrir a mesa dos doces da consoada de Aida Guerra da Silva, como é habitual no Natal, porque estará exposta nesta mostra.
A proprietária explica que começou a colecionar presépios exatamente há 55 anos, quando se casou. Na altura, casada há poucos meses, precisou de um presépio para decorar a sua nova casa e, com o marido, comprou o primeiro, na baixa de Lisboa. A partir daí foi recuperando peças que tinha da infância, foi comprando outros e recebendo muitos presépios como presente, de amigos e família.
Há, entre outros, um pequeno quadro que ela própria bordou aos 10 anos, presépios feitos pelos netos, gémeos, agora com 10 anos, e oferecidos à avó. Destaca ainda um presépio talhado à mão em madeira, da autoria do pai, José Correia, que se dedicou ao “ofício” de artesão depois de se aposentar.
A “Exposição Presépios Intemporais” está assim organizada: os anjos que anunciam o nascimento de Jesus; Maria no tempo da espera e da esperança (Advento); depois o Menino, o Prometido, o Anunciado, a Luz do mundo; posteriormente as crianças, os meninos, a louvar o Deus Menino e finalmente os presépios. A exposição termina com algumas peças que representam a Epifania e a fuga para o Egito.
EXPOSIÇÃO PRESÉPIOS INTEMPORAIS
6 dezembro 2024 a 06 de janeiro 2025
Todos os dias das 14H30 às 17H00 (exceto: 23, 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro)
Coleção de Aida Guerra da Silva
Paços do Concelho, Caminha
Academia Sénior de Caminha
Entrada livre
Fonte/Foto: CM Caminha
Actualidade
11/04/2025
Actualidade
10/04/2025
Actualidade
10/04/2025
Actualidade
9/04/2025