Com a exposição ‘A Paixão em Guimarães’, o Festival Internacional de Música Religiosa, procissões e um fim de semana gastronómico, ‘Da Quaresma à Páscoa’ regressa após dois anos de interrupção imposta pela pandemia.
A programação coordenada pelo Município de Guimarães com o envolvimento de um número alargado de instituições do concelho foi ontem apresentada, na Sociedade Martins Sarmento, entidade que é um dos pontos do percurso da exposição ‘A Paixão em Guimarães’, através da qual podem ser apreciadas, em número significativo, peças de arte relacionadas com a Quaresma em igrejas, passos da Paixão e museus vimaranenses. Estes espaços expõem espólio artístico alusivo a este tempo até ao dia 16 de Abril.
O Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães, outros dos pontos relevantes de ‘Da Quaresma à Páscoa’, constitui uma homenagem ao seu mentor, José Maria Pedrosa Cardoso, falecido o ano passado.
O Festival, que absorve 50 mil dos 70 mil euros do orçamento de ‘Da Quaresma à Páscoa’, decorre entre os dias 10 e 16 de Abril e, segundo Domingos Castro, da Orquestra de Guimarães, apresenta-se como um “desafio” de programação num tempo dominado pela “pandemia e pela guerra”, contexto que é aproveitado para passar, através da música, uma mensagem de “fé e esperança”.
Do programa do Festival consta uma obra de um compositor polaco que aborda o drama humano da segunda guerra mundial, uma “metáfora perfeita para os dias de hoje” que que con- tará com a interpretação de uma solista ucraniana.
Os concertos realizam-se nas igrejas de S. Domingos, Misericórdia, Nossa Senhora da Oliveira, São Francisco, Santo António dos Capuchos, Basílica de São Pedro e Santuário da Penha.
Domingos Castro relevou também a dimensão social do Festival, concretizada em visitas a lares de idosos de alunos do Con- servatório de Guimarães.
Na programação religiosa destacam-se as procissões dos Santos Passos e do Enterro do Senhor, organizadas pela Irman- dade de Nossa Senhora dos Santos Passos e a procissão das Endoenças, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.
Actualidade
14/04/2025
Actualidade
14/04/2025
Actualidade
14/04/2025
Actualidade
14/04/2025