O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco é o convidado das cerimónias oficiais do Dia de Ponte de Lima.
Ponte de Lima celebra pela primeira vez o seu feriado municipal, amanhã terça-feira, 4 de março, Dia de Ponte de Lima. Assinalam-se os 900 anos do Foral atribuído pela Rainha D. Teresa, a 4 de março de 1125.
As comemorações começam na véspera, segunda-feira, 3 de março, no Palacete Villa Moraes, onde acontece o Encontro com as Comunidades geminadas. A par da renovação de geminação com as localidades de Xinzo de Limia; Chalette-Sur-Loing; Vandoeuvre e Rio de Janeiro, serão celebrados três novos acordos de geminação, nomeadamente com a localidade chinesa de Dujiangyan; Allariz Ourense, Espanha, e Saint-Cyr l’École em França.
O "Fórum Portugal-Brasil, Perspetivas de Futuro", com a participação do Embaixador da República Federativa do Brasil, Raimundo Carreiro, o Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, António Montenegro Fiúza e outras entidades, será antecedido da assinatura do Acordo de Comodato entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro.
As celebrações continuam com o concerto de abertura das Comemorações dos 900 anos de Foral de Ponte de Lima no areal a partir das 22 horas com os "Calema". No final será lançado uma sessão de fogo-de-artifício.
O Dia de Ponte de Lima inicia-se com a Exposição "Legados da escrita limiana: 9 séculos de história, 9 escritores", na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, às 10 horas. Na Torre da Cadeia Velha, às 11 horas abre a mostra "Ponte de Lima, 900 anos de História" na Torre da Cadeia Velha.
A arruada de bombos irá animar a manhã do centro histórico e para as 14 horas está previsto um desfile do folclore.
Às 14h30 será colocada uma coroa de flores junto à estátua de D. Teresa e descerrada uma placa evocativa da efeméride que se comemora este ano. Segue-se, às 15h30, a Sessão Solene, no Pavilhão de Feiras e Exposições.
O dia termina com um espetáculo no Teatro Diogo Bernardes intitulado "Aos que Habitam Sob Este Céu – 9 séculos do que somos", uma obra inédita e em estreia absoluta.
Num momento tão significativo para Ponte de Lima, a população é convidada a participar e envolver-se nas celebrações dos 900 anos de foral, outorgado a 4 de março de 1125.
Fonte/Foto: CM Ponte de Lima
Actualidade
28/03/2025
Actualidade
28/03/2025
Actualidade
27/03/2025
Actualidade
26/03/2025