Por
Terras do minho

4 Jun 2025

448

Executivo de Caminha aprova Protocolo para criação do Museu do Festival de Vilar de Mouros

O Executivo de Caminha reúne esta quarta-feira, dia 4 de junho, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na reunião, ordinária, serão apreciadas e votadas várias propostas, referentes a diversos setores da vida municipal, com destaque para o Protocolo de cedência de instalações entre a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e a Câmara Municipal de Caminha para criação do Museu do Festival de Vilar de Mouros. O documento viabiliza o projeto já assumido, conforme foi anunciado na passada semana, na altura em que foi apresentada a edição 2025 do CA Vilar de Mouros.

A criação de um Museu do Festival de Vilar de Mouros é ponto assente há vários anos, sendo o objetivo consensual entre os órgãos locais da freguesia e a Câmara de Caminha. O assunto foi discutido publicamente por diversas vezes, nos últimos anos, inclusive nas reuniões descentralizadas realizadas na freguesia. A Junta preparou-se há muito para a realização deste sonho, tendo adquirido um imóvel no coração da freguesia, o Largo da Torre, que, entretanto, reabilitou exteriormente, deixando o interior amplo e pronto a receber as obras de adaptação.

Depois de várias diligências foi decidido que, este ano, o ano em que o festival completa seis décadas, seria o momento de formalizar o projeto, não apenas com o necessário protocolo, mas também dando início à parte preparatória da obra.

O Festival de Vilar de Mouros é o mais antigo festival de música da Península Ibérica. Foi fundado em 1965 pelo médico António Barge. No verão de 2007, a um mês da sua realização, o Festival foi cancelado por alegadas dificuldades de entendimento entre os vários parceiros envolvidos na organização e não voltou a ser retomado nos anos seguintes. Regressou, para ficar, em 2014 e a edição deste ano surge mesmo reforçada, quer pelos nomes que vão pisar o palco, quer pela duração do evento, que voltará a ter quatro dias.

O Protocolo que deverá ser aprovado quarta-feira prevê a cedência do prédio, conhecido como “Casa do Barrocas”, pelo prazo de 20 anos, renovável automaticamente, no fim do prazo, por períodos de um ano se não for denunciado por qualquer das partes com a antecedência mínima de 3 meses.

Recorde-se que o Festival 2025 foi apresentado já na “Casa do Barrocas”, o edifício vai acolher o Museu do Festival de Vilar de Mouros, tendo sido anunciado que terá curadoria de Fernando Zamith, presente na ocasião.

Na reunião desta quarta-feira, além deste Protocolo, estão em agenda: Protocolo de colaboração entre a Federação dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo e os dez Municípios do Alto Minho para assegurar a coordenação das despesas de alimentação das equipas de reforço de combate a incêndios rurais; Protocolo entre a Câmara Municipal de Caminha e o Âncora Praia Futebol Clube; Atribuição de subsídio à Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção de Caminha para apoio na realização da Solenidade do Corpo de Deus; Atribuição de subsídio ao Clube de Caçadores Vilar Mourense para apoio no desenvolvimento de atividades; Atribuição de subsídio à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Coura e Minho para apoio na alteração de estatutos; Atribuição de espaço público para o exercício da atividade de comércio a retalho não sedentária e atividade de restauração ou de bebidas não sedentária para o período da época balnear 2025 – homologação da ata e auto de sorteio; Alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para realização da Procissão de Velas – ratificação; Alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na Freguesia de Dem para realização das Festas do Senhor e São Gonçalo – ratificação: Alteração temporária da postura de trânsito e estacionamento na União de Freguesias de Caminha e Vilarelho para realização da Solenidade do Corpo de Deus.

 

Fonte/Foto: CM Caminha

PUB
Últimas Notícias
Dois detidos por furto de metais não preciosos em Valença
21/08/2025
Ponte de Lima recebe grandes nomes da música este fim de semana
21/08/2025
Bárbara Bandeira atua em Ponte de Lima no Festival 900 Anos de Foral
20/08/2025
As portas do CA Vilar de Mouros abre esta quarta-feira e a magia começa
20/08/2025
São Martinho da Gandra recebe Sessão de Esclarecimento sobre “Cuidador Informal”
19/08/2025
‘Gentes de Cerveira’ parabeniza Bruno Cerqueira
19/08/2025
Autarquia de Arcos de Valdevez investe 54 mil euros em sanidade animal
18/08/2025
II Festival da Diáspora celebrou a comunidade emigrante barquense
18/08/2025
Actualidade

Actualidade

Dois detidos por furto de metais não preciosos em Valença

21/08/2025

Actualidade

São Martinho da Gandra recebe Sessão de Esclarecimento sobre “Cuidador Informal”

19/08/2025

Actualidade

Autarquia de Arcos de Valdevez investe 54 mil euros em sanidade animal

18/08/2025

Actualidade

II Festival da Diáspora celebrou a comunidade emigrante barquense

18/08/2025