Projeto de Recuperação e Valorização do Forte foi desenvolvido pela Câmara Municipal e tem investimento da ordem dos 200 mil euros.
O Espaço de Memórias do Mar, em Vila Praia de Âncora, um espaço dedicado à valorização da identidade marítima do território do concelho, vai ser inaugurado no próximo dia 7 deste mês, segunda-feira, pelas 11h30. O equipamento nasce no Forte da Lagarteira, alvo de um projeto de recuperação desenvolvido pela Câmara Municipal de Caminha, num investimento da ordem dos 200 mil euros.
A Câmara Municipal de Caminha começou a desenvolver, no final de 2022, o Projeto de Recuperação e Valorização do Forte da Lagarteira A obra que permite instalar, naquele Forte, o Espaço de Memórias do Mar de Vila Praia de Âncora e criar mais um polo de atração para Vila Praia de Âncora e para o concelho.
Este Espaço de Memórias do Mar de Vila Praia de Âncora (EMMVPA) nasceu pela vontade da Câmara ver recuperado aquele exemplar do património, abrindo-o ainda mais ao público. Resulta de um projeto candidatado a fundos comunitários, nomeadamente ao Programa Mar 2020 e Programa Norte 2020. O apoio solicitado foi de 208 468,74 €, conseguindo-se um apoio de 177 198,43 euros.
O Espaço da Memórias do Mar de Vila Praia de Âncora é um Núcleo Museológico dedicado ao património cultural e natural marítimo da costa do concelho de Caminha. Nele, os visitantes poderão conhecer as raízes históricas desta póvoa marinheira e a rica biodiversidade da nossa costa. O mar foi, desde a origem, o garante económico de gerações e gerações de habitantes de Vila Praia de Âncora.
O Forte da Lagarteira é um Monumento de Interesse Público desde 1967 e parte integrante da memória da paisagem de Vila Praia de Âncora.
Fonte/Foto: CM Caminha
Actualidade
3/07/2025
Actualidade
3/07/2025
Actualidade
2/07/2025
Actualidade
2/07/2025