O lançamento do torneio aconteceu na segunda-feira, 31 de março, no Museu Alvarinho. Prevista a participação de meio milhar de atletas, nos escalões de Sub-13 e Sub-15, em masculinos e femininos.
Pela mão da extinta Quinta da Oliveira, primeiro, e do Monção Basket Clube, depois, coletividade que comemorou 25 anos de vida, o basquetebol é um desporto enraizado na sociedade local, sendo milhares de jovens monçanenses que praticaram esta modalidade.
Em duas décadas e meia de história, realizaram-se torneios múltiplos de basquetebol no pavilhão desportivo e em espaços descobertos do concelho. Agora chegou o momento de dar o salto para a organização de um torneio mais ambicioso e abrangente, envolvendo formação, competição e convívio.
O lançamento foi feito na manhã da passada segunda-feira, 31 de março, no Museu Alvarinho, com a apresentação do Basketball International Games – Monção 2025. Organizado com a Associação Basquetebol 5 Estrelas, com apoio da Câmara Municipal de Monção e Monção Basket Clube, decorre entre 10 e 13 de julho.
Em fase de preparação, o encontro internacional aponta para a participação de meio milhar de jovens de clubes nacionais e internacionais, nos escalões de Sub-13 e Sub-15, em masculinos e femininos. As partidas decorrerão, preferencialmente, em recintos descobertos de Monção.
José Curado, Aniceto do Carmo e António Pereira, responsáveis da Associação de Basquetebol 5 Estrelas, falaram da coletividade, fruto do projeto “Ideias para o Basquetebol” e nasceu após a pandemia, deixando algumas pistas do torneio internacional que, pela primeira vez, vai acontecer em Monção.
Aniceto do Carmo referiu que o grande objetivo é proporcionar aos clubes e atletas a oportunidade de crescerem num ambiente competitivo saudável. António Pereira focou-se no fortalecimento dos laços entre atletas, treinadores, dirigentes, julgados e famílias.
José Curado acentuou: "A participação neste torneio inédito visa o enriquecimento desportivo e humano. Em Monção, encontramos uma energia e vontade invulgares que contribuem para o esperado e desejado sucesso desta primeira edição".
Para António Barbosa, “o Jogos Internacionais de Basquetebol – Monção 2025 tem como propósito juntar a vertente desportiva com a componente económica, potenciando momentos extraordinários de formação desportiva e animação da nossa restauração e hotelaria e comércio.
Parabenizando-se com a acentuada dinâmica do território, em vários setores, o nosso presidente abordou, também, as condições logísticas e técnicas fornecidas aos participantes em termãoos de alojamento, alimentação, segurança e atividades culturais e sociais.
Fazendo um paralelismo com o Portugal Undercup Monção, António Barbosa sublinhou: “O objetivo deste torneio é tornar-se uma referência do basquetebol de formação em Portugal, fomentando a aprendizagem/aperfeiçoamento desportivo e o intercâmbio de experiências entre todos”.
Fonte/Foto: CM Monção
Actualidade
2/04/2025
Actualidade
1/04/2025
Actualidade
1/04/2025
Actualidade
28/03/2025