No passado sábado, dia 22 de março, o Monção Basket Clube comemorou o seu 25.º aniversário com uma cerimónia inesquecível, realizada na Encosta do Crasto, em Longos Vales. O evento reuniu mais de 250 pessoas, entre antigos e atuais atletas, dirigentes, parceiros, antigas glórias do clube e figuras institucionais, numa noite marcada pela emoção, pela memória e pelo reconhecimento.
O ambiente da gala transportou todos os presentes numa viagem ao passado do clube. Uma exposição meticulosamente preparada apresentou troféus conquistados ao longo dos anos, camisolas icónicas, bandeiras e até antigos cartões de atleta, elementos que despertaram recordações e momentos de nostalgia entre os convidados. Além disso, um mural de assinaturas permitiu que todos os que fizeram parte da história do Monção Basket Clube deixassem a sua marca.
A noite teve início com um jantar de confraternização, que abriu caminho para a cerimónia oficial de homenagens. Várias personalidades foram distinguidas pelo seu contributo inestimável para o crescimento e sucesso do clube. Entre os homenageados destacaram-se os presidentes da Câmara Municipal de Monção, representantes da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, bem como os parceiros mais fiéis do clube, como Fernando Pereira, da Don Genaro, e Vítor Esteves, da Padaria e Pastelaria Esteves.
Hugo Faial, o coordenador com mais anos de serviço no clube, foi reconhecido pelo seu papel fundamental na formação de atletas e na estrutura do basquetebol monçanense. Da mesma forma, dirigentes como Miguel Torres e Paulo Felgueiras. receberam distinções pelo seu trabalho e dedicação. Entre os atletas, foi destacado António Parra, o jogador que mais anos vestiu a camisola do clube.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem a Leonel Samarão, no qual foi surpreendido com a devolução da medalha de campeão da Taça Nacional de Juniores de 2002, que outrora tinha oferecido a José Temporão Monte. Este último, por sua vez, também foi alvo de uma inesperada homenagem por parte do clube, em reconhecimento à sua "dedicação, paixão e entrega em prol do desporto".
Um dos pontos altos da gala foi, também, a apresentação do livro "25 anos Monção Basket Clube", uma publicação que perpetua a história do clube, através de memórias, fotografias, histórias e testemunhos de quem viveu de perto a evolução da instituição.
Além de uma celebração muito sentida, a gala dos 25 anos do Monção Basket Clube representou um tributo a todos aqueles que ajudaram a construir e a manter vivo o espírito do clube. O evento encerrou com um sentimento de gratidão e orgulho, deixando em todos a certeza que a história do Monção Basket Clube continuará a ser escrita com a mesma paixão e dedicação.
Fonte/Foto: CM Monção
Actualidade
28/03/2025
Actualidade
28/03/2025
Actualidade
27/03/2025
Actualidade
26/03/2025