No dia1 de março, celebra-se o Dia Internacional da Proteção Civil. Este ano, Monção recebe as comemorações a nível distrital, prevendo-se a realização de diversas atividades que visam divulgar, demonstrar e afirmar o papel relevante da Proteção Civil junto da população.
Com organização do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho, em articulação com a Câmara Municipal de Monção e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monção, no âmbito do seu 125º aniversário, a sessão de abertura decorre, pelas 10h00, no quartel da instituição humanitária monçanense.
Entre as 9h30 e as 17h00, no Campo da Feira, o programa será preenchido com exposição de meios técnicos e operacionais, demonstração das valências dos vários agentes envolvidos na proteção civil e workshops relativos às diversas funções desempenhadas pela Proteção Civil.
Pelas 17h30, realiza-se um desfile motorizado com as viaturas afetas ao serviço de Proteção Civil. Tem início junto ao quartel dos bombeiros, passando pela Rua Monsenhor Avelino Gonçalves, Avenida da Boavista, Rua das Andorinhas, e Avenida D. Afonso III.
No casco urbano, percorre a Avenida da Estação, Praça da República, Rua General Pimenta de Castro, Praça Deu-la-Deu, Largo do Loreto, Rua 5 de Outubro e Largo João de Deus (Emigrante), terminando na Avenida Portas do Sol, à entrada do Campo da Feira.
O programa deste dia tem como finalidade proporcionar à população um maior contacto e conhecimento com a nobre missão da Proteção Civil. De forma a garantir maior comodidade às pessoas durante o desfile motorizado, o Largo do Loreto e a Praça Deu-la-Deu dispõem de bancadas.
Fonte/Foto: CM Monção
Actualidade
23/05/2025
Actualidade
23/05/2025
Actualidade
21/05/2025
Actualidade
20/05/2025