Uma das maiores celebrações da portugalidade em França, o certame decorreu no passado fim de semana.
O Município de Monção, representado pela Chefe de Gabinete da Presidência, Célia Rodrigues, marcou presença na XX Feira de Nanterre, arredores de Paris, que decorreu no passado fim de semana, dias 11, 12 e 13 de abril.
Com organização da Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP), nesta montra demonstrativa dos nossos produtos agrícolas e da força das raízes nossas, uma das maiores celebrações da portugalidade em França, participou vários municípios portugueses.
Com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, da Cônsul Geral de Portugal e Paris, Mónica Lisboa, e do Maire de Nanterre, Raphael Adam, o certo proporcionou três dias de animação, negócio e reencontro com a comunidade monçanense.
Neste mercado verdadeiro da saudade, os presentes “entraram” numa viagem deliciosa pelos caminhos da ruralidade, um percurso com futuro porque, como disse José Manuel Fernandes, tem uma história, tem um sabor único, tem uma identidade e tem gente com orgulho no que produz e nas suas origens.
O nosso município “mostrou-se” aos visitantes com a Provam, Quinta de Alderiz e Transportes Europa, marcando a presença, igualmente, dos presidentes das juntas de freguesia de Merufe e Barroças e Taias, e das comissões de festas em honra à Senhora das Dores e ao Senhor dos Passos. Como é habitual, o grupo Roconorte animou o recinto.
Naquele certo, cuja abertura foi antecipada pelo descerramento de placa alusiva à Revolução dos Cravos de 1974, na batizada Praça 25 de abril, Célia Rodrigues foi recebida por Maire de Villepreux, Jean-Baptiste Hamonic.
No encontro, abordou-se a possibilidade de aprofundar os laços de amizade entre Monção e a localidade francesa, situada a 20 quilómetros de Nanterre, potenciando um conjunto de oportunidades turísticas, desportivas, culturais e empresariais.
O município de Monção felicita a ARCOP, em particular o seu Presidente, Manuel Brito, pelo sucesso desta edição e pelo trabalho, incansável e empenhado, na organização desta feira nas duas últimas décadas, levando o melhor de cada região portuguesa ao coração dos franceses.
Fonte/Foto: CM Monção
Actualidade
24/04/2025
Actualidade
23/04/2025
Actualidade
22/04/2025
Actualidade
22/04/2025