O projeto Olympics4All, liderado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, voltou a ser distinguido a nível europeu, no âmbito das “Boas práticas URBACT IV”. A cerimónia de entrega de prémios URBACT City Festival 2025 decorreu, na semana passada, em Breslávia, Polónia, permitindo a partilha desta boa prática a mais cidades europeias.
Durante este encontro, Vila Nova de Cerveira foi ainda convidado a apresentar comunicação na sessão paralela “Cidades Inclusivas”, dando a conhecer mais detalhadamente a evolução e os resultados do Olympics4All na saúde e bem-estar social da população sénior, consolidando a oportunidade para incentivar outras cidades europeias a implementar este projeto de envelhecimento ativo, que pode abranger a inclusão social de outros grupos vulneráveis.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, esta distinção veio corroborar o enorme potencial de replicação do projeto. "Este foi um momento de captação de potenciais parceiros europeus, tendo sido muitos os municípios a manifestar interesse em replicar a iniciativa. Neste momento, em cima da mesa está sermos líderes de uma Rede de Transferência URBACT através uma Call for Transfer Networks que se encontra aberta até junho”, afirmou.
Bem enraizado na comunidade cerveirense, o projeto ‘Olympics4All’ (Erasmus+) foi lançado, em 2015, pelo Município de Vila Nova de Cerveira para promover o envelhecimento ativo. Inicialmente planeado como um evento único, a sua popularidade entre os participantes levou a parceria com os restantes nove municípios do Alto Minho a promoverem treinos semanais e a financiarem competições anuais, tendo por base algumas das premissas dos Jogos Olímpicos.
Com o objetivo de replicar esta boa prática noutros territórios envelhecidos foram implementados os projetos IN COMMON SPORTS e IN COMMON SPORTS + (ERASMUS+), que chegaram a Espanha, Itália, Eslovénia, Hungria e Bulgária. Até à data, mais de 1.000 idosos treinam semanalmente e participaram em mais de 30 competições desportivas e jogos intercalares organizados em seis países.
Recorde-se que este projeto, que conta já com uma década de existência, tem conseguido distintos reconhecimentos, tendo sido o mais recente, em 2023, ao ganhar o Prémio #BeActive Across Generations. A conquista do selo de Boas Práticas URBACT, com uma pontuação entre 80% e 100%, foi atribuída pelo Comité de Acompanhamento do URBACT, representado pelos Estados-Membros e Parceiros da UE, pela Comissão Europeia, pelos Países do IPA, pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Conselho dos Municípios e Regiões da Europa.
Fonte/Foto: CM Vila Nova de Cerveira
Actualidade
17/04/2025
Actualidade
16/04/2025
Actualidade
15/04/2025
Actualidade
15/04/2025