Paredes de Coura e o Centro de Estudos Mário Cláudio associaram-se às celebrações do bicentenário do escritor Camilo Castelo Branco, com uma sessão aberta ao público em geral e destinada especialmente a alunos do Ensino Secundário e Profissional do concelho, esta terça-feira, 6 de maio, no Centro Cultural.
Nesta iniciativa que conta com a parceria da Casa de Camilo (S. Miguel de Seide – Famalicão), pretendeu-se celebrar os 200 Anos do Nascimento de um dos mais polígrafos escritores da História da Literatura Portuguesa, cuja obra está muito enraizada na paisagem do Norte de Portugal.
Nesta evocação de Camilo Castelo Branco participaram o Professor Cândido de Oliveira Martins (Diretor do Centro Mário Cláudio e Professor da Universidade Católica Portuguesa), que abordarou o sentido destas comemorações. Seguiram-se os testemunhos breves de alunos do Ensino Secundário e Profissional de Paredes de Coura, bem como o Diretor da Casa de Camilo e Professor da Universidade do Minho, Professor Sérgio Guimarães de Sousa, que se debruçou sobre a importância de Camilo na literatura portuguesa. Por fim, o ator Luís Siva, das Comédias do Minho, interpretou textos de Camilo.
Ao evocar tão ilustre autor da nossa tradição literária, procurou-se divulgar a sua obra entre o público de várias gerações, incentivando ao seu conhecimento e leitura, a começar pelos leitores mais jovens. Essa é a melhor forma de celebrar o escritor, quando recelebramos 200 Anos do seu nascimento em 1825.
Fonte/Foto: CM Paredes de Coura
Actualidade
2/05/2025
Actualidade
2/05/2025
Actualidade
30/04/2025
Actualidade
30/04/2025