A solução preconizada teve em consideração a eficiência energética, a utilização consciente dos recursos disponíveis e a materialização do conceito: desempenho máximo com o menor consumo
No seguimento do processo de reestruturação da iluminação pública no centro histórico da vila, iniciou-se, na passada semana, a requalificação da iluminação pública na Praça Deu-la-Deu Martins. A intervenção, no valor de 102.502,00 euros, foi adjudicada à empresa “Cunha Bastos, Lda”.
O investimento tem como objetivo fortalecer a luminosidade em toda a praça, incluindo o Largo do Loreto, garantindo embelezamento noturno aos edifícios localizados nessa área e uma melhoria substancial da visibilidade para os transeuntes e automobilistas.
Os primeiros trabalhos constam de abertura de valas e, conseqüentemente, regularização do pavimento. Neste momento, a intervenção decorre na área ajardinada da Praça Deu-la-Deu. Posteriormente, proceder-se-á à reorganização e intensificação dos pontos de luz, através da instalação de novas luminárias em todo o espaço.
No âmbito da intervenção, a Praça Deu-la-Deu receberá 7 novos postes/candeeiros, com 6 metros de altura, no interior, e 11 postes/candeeiros, com 4 metros de altura, no exterior. Serão instaladas 19 luminárias nas fachadas dos edifícios e, no Largo do Loreto, 4 postes/candeeiros, com 8 metros de altura.
À semelhança dos trabalhos anteriores, a solução preconizada para a Praça Deu-la-Deu e Largo do Loreto teve em consideração a eficiência energética, a utilização consciente dos recursos disponíveis e a materialização do conceito: desempenho máximo com o menor consumo.
Procure, também, a adoção de soluções e medidas concretas para reduzir o impacto ambiental e minimizar a poluição luminosa. Nesse sentido, proceda à escolha e utilização das luzes mais precisas para acender os pontos de luz necessários.
Fonte/Foto: CM Monção
Actualidade
27/05/2025
Actualidade
26/05/2025
Actualidade
23/05/2025
Actualidade
23/05/2025