Morreu Francisco Sampaio, conhecido pelo impulso que deu ao Turismo no Alto Minho ao longo de várias décadas. Tinha 84 anos, era natural de Barcelos, mas residia em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, onde escolheu ser também sepultado. Foi ainda condecorado cidadão de Honra de Viana do Castelo, em 2004.
Considerado como um dos maiores impulsionadores da criação do Museu do Traje e um dos maiores conhecedores das tradições em torno da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, em Viana, foi presidente da extinta Comissão Regional de Turismo do Alto Minho, desde 1980 até se reformar, em 2009, cargo que lhe valeu o nome de “Senhor Turismo”.
Em 2019, a Câmara de Viana atribuiu o nome de Francisco Sampaio à galeria do piso 0 do Museu do Traje. No início de outubro de 2021, o centro de congressos localizado no Castelo de Santiago da Barra, em Viana, passou a chamar-se Centro de Congressos Francisco Sampaio.
Em comunicado, a autarquia de Viana dá conta do falecimento do seu “Cidadão de Honra desde 2004”, louvando-lhe “a forte defesa da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, das tradições do Alto Minho e impulsionador da cultura da região”.
E acrescenta: “Deixa um extraordinário legado pessoal e profissional e a sua morte constitui uma perda incalculável para Viana do Castelo, para o Alto Minho e para o país”.
Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana, considerou-o como “um dos grandes nomes do turismo nacional”, deixando “em seu nome e do executivo” as “mais sentidas condolências à família e amigos”.
Actualidade
17/04/2025
Actualidade
16/04/2025
Actualidade
15/04/2025
Actualidade
15/04/2025